quinta-feira, 26 de maio de 2016

Quéchua e Aimará, dois povos tradicionais, vivendo no Peru

O Peru, sem dúvida, é um país rico em cultura e com paisagens de tirar o fôlego, o litoral conta com belas praias banhadas pelo Oceano Pacífico e seu território guarda sítios arqueológicos de antigas civilizações que são verdadeiros tesouros a céu aberto.

O povo peruano vem mantendo suas tradições com o passar do tempo enriquecendo a etnia e fortalecendo o grupo social, entre esses grupos temos os povos Quéchua e Aimará.

Povo Quéchua
Considerado o maior grupo indígena do Peru, os Quéchuas, são herdeiros direto do Império Inca, a região de Cusco abriga grande parte desse povo, mas também é possível encontra-los na capital peruana, cidade de Lima, por ser uma grande comunidade espalhada pelas províncias andinas, as roupas de estilo andino ajudam a diferenciar os membros entre as comunidade quéchuas.

Uma boa oportunidade para conhecer os quéchuas é no Festival Inti Raymi (Festa do Sol) realizado no dia 24 de julho (data que coincide com o solstício de inverno no hemisfério sul), na cidade de Cuzco, uma homenagem é realizada ao Deus Sol, o mais importante para os Incas.



Povo Aimará
A wiphala, uma bandeira de sete cores, representa o maior símbolo do povo aimará que habitam a região do Lago Titicaca nos territórios peruano e boliviano, os aimarás são identificados, principalmente, pelas saias típicas usadas pelas mulheres junto com tranças (uma de cada lado) e um chapéu de feltro, normalmente, marrom.

Uma ótima particularidade dos aimarás é, normalmente, oferecer a hospitalidade de suas casas por alguns dias aos turistas, assim, prolongando a experiência com os costumes e rotinas diárias.



Seja na região de Cuzco ou na região do Lago Titicaca, não deixe de conhecer uma dessas duas etnias peruanas; dúvida, crítica ou sugestão sobre este artigo, compartilhe com o Turista Desbravador postando um comentário.

IMAGENS: © Fotos 01 Mark Sun - 02 Shawn Harquail - 03 Ayla Zanini - 04 Nyall & Maryanne - 05 eco-hotel-costa-rica.com - 06 eco-hotel-costa-rica.com - 07 eco-hotel-costa-rica.com - 08 eco-hotel-costa-rica.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário